Harmonizações de Verão!

Se engana quem pensa que vinho só é mais gostoso de harmonizar no inverno.

No verão temos diversas opções leves e refrescantes que podem harmonizar com diversos tipos de pratos.

Em dias mais quentes, sempre buscamos opções de pratos mais leves e é essa leveza que devemos também buscar nos vinhos quando vamos harmonizar.

Vamos para as harmonizações?


Frutos do Mar:

Frutos do mar combinam perfeitamente com vinhos brancos leves, como Sauvignon Blanc e Moscato, escolha as preparações cruas ou com molho cítricos, um Chardonnay sem barrica também vai muito bem.

Já preparações com molho vermelho ou com pimenta, escolha um bom vinho Rosé, que possui a acidez e a refrescância que o prato pede.


Massas com molho branco:

Massas com molho branco ou gratinadas nasceram para um bom Chardonnay barricado.

A untuosidade do prato combina perfeitamente com o peso e untuosidade do vinho, é sem duvida uma das minhas harmonizações favoritas.

Risotos a base de alho-poró e queijo também combinam perfeitamente com um bom Chardonnay.


Frituras em geral:

Quem não resiste a um bom frango ou peixe frito, não é mesmo? Se for na praia ou beira de piscina melhor ainda! Aqui, a melhor opção são os Espumantes! Escolha um do método Charmat, mais leve e refrescante! Tanto faz se for branco ou rosé, os dois combinam perfeitamente, vai do seu gosto.

Agora você deve estar se perguntando, mas Camila e a batata frita? Também combina perfeitamente com o espumante, pode ir sem medo!


Petiscos:

Petiscos como tira gosto, guacamole com doritos, brusquetas, empanadas, etc vão super bem com vinhos rosés e espumantes. Em dias quentes não há coisa melhor!


Pizzas leves:

Pizzas leves como Margherita e Mozzarella harmonizam bem com vinhos tintos leves, como um bom Pinot Noir ou um Merlot sem barrica. Se você for fã de rosés, escolha um mais encorpado, como um rosé de Syrah ou Cabernet Sauvignon.


Saladas:

As saladas também são pratos frequentes no verão e elas caminham desde preparações mais simples a base de folhas a mais estruturadas com ingredientes e molhos mais complexos.

As mais leves vão bem com vinhos brancos leves como Sauvignon Blanc e Riesling Itálico, já as mais condimentadas e com molhos a base de queijo vão bem com vinhos brancos mais estruturados como Chardonnay e também com os rosés.


Se você for fã de drinks, escolha uma boa Sangria ou Clericot para se refrescar!

No caso do Clericot, escolha um vinho branco leve, como Moscato ou Riesling Itálico.

Já na Sangria, vou deixar uma receita com a versão com vinho rosé que fica 10:


Ingredientes

  • Meio litro de de vinho rosé;

  • Uma latinha de refrigerante de limão, tônica ou água com gás;

  • 5 ml de licor de laranja;

  • Folhas de hortelã a gosto;

  • 2 pedaços de canelas em pau;

  • 4 morangos fatiados;

  • 10 uvas verdes cortadas ao meio;

  • 1 kiwi fatiado;

  • 5 rodelas de laranja;

  • Cubos de gelo a gosto.

Preparo

Em uma jarra, adicione todos os ingredientes líquidos, posteriormente, as frutas, as folhas de hortelã, a canela em pau e os cubos de gelo. Misture e sirva.


E ai, curtiu o post? Aqui na Casa Hessel temos várias sugestões de vinhos para você curtir, acesse nossa loja ou me chama que terei o maior prazer em te atender!


Deixa seu comentário e curta o post também!


Eu vou ficando por aqui.

Saúde!


Camila Hessel








14 visualizações0 comentário