Você sabe para que serve um decanter?

Atualizado: 5 de jan. de 2021

Olá Pessoal, o tema de hoje é sobre uma pergunta que sempre me fazem, a função do decanter.

Você já deve ter visto alguém servindo um vinho tinto em um decanter e pensado que era uma maneira chique de tomar vinho, mas não se engane.

O decanter tem duas funções básicas:

A primeira função é pra aquele vinho mais antigo, que não foi filtrado pelo produtor, onde você encontra sedimentos ou borra do vinho no fundo da garrafa ou taça. Assim você coloca esse vinho no decanter, esses sedimentos irão ficar no fundo do decanter, separando assim o vinho desta borra ou sedimentos. Ao colocar o vinho na taça, você terá um vinho quase livre destes sedimentos, quase sempre, "indesejados". Na minha opinião é mais questão de gosto, já vi diversos relatos de apreciadores de vinhos que gostam de pegar essa borra de vinho e comer com um belo pão italiano, por que não?

A segunda função é para vinhos mais estruturados, podendo ser vinhos jovens ou não (sempre tintos). Coloca-se esse vinho no decanter para que ele possa oxigenar o vinho, ou seja, para que o vinho possa respirar. O decanter aumenta a superfície de contato entre o vinho e o ar, fazendo com que ele libere seus aromas, deixando o álcool menos presente e o vinho comece a mostrar todo seu potencial.

Sobre o decanter: Ele pode ser feito de diversas formas e materiais, porém o modelo mais tradicional é aquele que apresenta uma base larga e feito de vidro ou cristal. Não possui um decanter? Não tem problema, a taça de vinho também pode ser utilizada, basta se servir de uma taça de vinho e ir balançando a taça suavemente para que o vinho vá liberando seus aromas. A diferença aqui é que a taça possui uma superfície de contato menor que a do decanter, assim, irá demorar mais para a oxigenação acontecer.

Quanto tempo decantar?

Depende muito do vinho, mas normalmente vinhos mais encorpados começam a se expressar a partir de 20 a 30 minutos. Outros vinhos podem demorar de uma a duas horas.


E você, já decantou um vinho hoje?


Saúde!



91 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo