Harmonização de vinhos com frutos do mar!

Você sabe o que o vinho combina com frutos do mar?


Mesmo que você já conheça algo sobre vinhos, deve pensar nessa questão ao pensar em oferecer esse tipo de menu aos seus convidados. Afinal, frutos do mar não é o tipo de alimento que gostamos de comer todos os dias (pelo menos não a maioria dos brasileiros), então temos muito pouca experiência com eles - não sabemos o suficiente sobre sabor, textura e aroma para saber qual tipo de vinho combina melhor com este tipo de comida.

Além disso, os frutos do mar costumam ter diferentes métodos de cozimento: são carnes delicadas, tanto em termos de consistência quanto de sabor. Mas relaxe, porque combinar vinho e frutos do mar é mais fácil do que parece!


A importância de saber qual vinho combina com cada tipo de frutos do mar.

Quando se trata de frutos do mar, o que você pensa?

Camarão, ostra, lagosta, polvo? Esta é a primeira razão para entender os tipos de combinações possíveis deste grupo de alimentos: esta é uma escolha muito ampla, e a escolha certa dependerá de muitos fatores, começando pela proteína que você decidirá preparar.

Em segundo lugar, entenda que os moluscos ou crustáceos são extraídos de água doce ou salgada, o que também afetará na escolha de garrafa. O próximo passo é definir os tipos de pratos a serem preparados, se a receita é simples ou mais complexa e o tipo de cozimento. Mas por que tudo isso é importante? Pelas características da carne, como textura ou sabor, é necessário escolher vinhos diferentes, com maior ou menor acidez, ou maior ou menor leveza.


Mãos abra: A seleção dos vinhos!


Existe uma regra geral de harmonizar frutos do mar com vinho branco, o que é verdade. Mas é um mito dizer que só são "harmonizáveis" com este tipo de vinho.

Sim, é possível tornar a sua harmonização mais diversificada e surpreender e encantar os seus convidados. Mas antes de continuar a leitura, vale lembrar que o que coloco aqui são apenas algumas sugestões para combinações que já foram testadas.


Ostras e Mexilhões com vinhos brancos leves:

Independentemente da forma de preparo ou, ainda, se serão consumidas in natura, as ostras são muito valorizadas quando consumidas com vinhos brancos, frescos e com um bom teor alcóolico, como o Sauvignon Blanc.

Mas se você quer sair do clássico, experimente esses frutos do mar na companhia de um bom espumante. O segredo dessa harmonização está na sensação de limpeza que a bebida proporciona ao paladar, retirando o excesso de salinidade da ostra.

Já para os mexilhões a sugestão é prepara-los naqueles belos caldos com o próprio vinho branco e alguns vão até alho-poró, fica divino! Acompanhamentos que ficam muito legais são as batatas fritas e saladas. O Sauvignon Blanc ficará sensacional com este prato, outra opção também são os belos Rieslings.



Camarão e Chardonnay

Para preparações mais amanteigadas que levam camarão a sugestão ideal é um belo Chardonnay barricado, sua untuosidade harmonizará perfeitamente com o prato.

As características do Chardonnay harmonizam muito bem com peixes mais gordurosos e também com preparações na manteiga, como acontece, muitas vezes, com o camarão.


E com vinhos Rosés?

O prato é um salmão? Então, para experimentar algo diferente da clássica combinação com vinho branco, aposte nos rosés!

Eles também combinam com preparações mais robustas, como as caldeiradas, trazendo um toque de frescor e delicadeza na harmonização.

As casquinhas de siri e até mesmo o polvo, quando preparado na brasa ou grelhado, também combina muito bem com uma taça de rosé.


Camila, mas eu gosto de vinho tinto!

Para harmonizar com um vinho tinto, aposte nos vinhos leves e com poucos taninos como os com as uvas Pinot Noir e a Gamay.

Essas duas uvas acompanham muito bem um atum! Mas não aquele de latinha, o selado com uma bela crosta de gergelim, se gostar, pode até colocar um molho teriyaki que fica muito legal.


E se você estiver em uma rodízio com vários tipos de preparações?

Escolha um bom espumante brut, não tem erro! Sua acidez e frescor conseguirão harmonizar com diversos tipos de preparação e você não ficará "empapuçado".


Agora me conte, você curte frutos do mar com vinhos? Eu particularmente adoro!


Eu vou ficando por aqui, para saber mais é só me seguir lá no Instagram: @casahessel_vinhos.


Cheers!


Camila Hessel






27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo